Sobre Banheiras - Como aquecer uma banheira spa Sobre Banheiras - Como aquecer uma banheira spa

Como aquecer uma banheira spa

Aquecimento Solar, aquecimento à gás e aquecimento elétrico

Sistema Solar

Os sistemas de aquecimento solar são cada vez mais utilizados, por serem econômicos e ecologicamente corretos. Para seu sistema solar instalado em sua residência atender também à sua banheira SPA, o equipamento deve ser ajustado acrescentando 40% do volume de água da banheira SPA.

O sistema solar precisará ser aumentado em 300 a 800 litros dependendo da banheira SPA e a região de instalação. Em poucos minutos sua banheira será abastecida com água quente, e o aquecedor elétrico que normalmente vem instalado irá manter a temperatura da sua banheira SPA.

Aquecimento a gás de passagem

Os aquecedores a gás de passagem normalmente não são equipamentos de série, mas algumas banheiras SPAS são preparadas para permitir que o controlador padrão da temperatura seja feito a partir da borda da banheira. O aquecedor a gás é comandado pela SPA à distância.

Os aquecedores a gás de passagem de 18 a 22 litros/min. automáticos são os mais comuns no Brasil, e atendem muito bem as banheiras SPA, são duas vezes mais rápidos que os aquecedores elétricos alem de levarem vantagem por consumirem quase 50% a menos.

O investimento em um aquecedor a gás mais a instalação gira em torno de R$ 1.000,00. Após 100 utilizações o investimento é economicamente recuperado. Com o aquecedor a utilização da banheira spa vai ser mais frequente, não será mais necessário programá-la com tanta antecedência, a noite, por exemplo, após um dia de trabalho vai ser muito mais fácil utilizar sua banheira, agora com água aquecida. Com esses benefícios vale muito a pena investir em um aquecedor a gás de passagem para sua banheira SPA.

Elétrico

Os aquecedores elétricos nas banheiras SPAS são medidos em KW e possuem diferentes potências. Normalmente são comercializados com 220 volts. Como o consumo da energia elétrica é medido pela relação tempo x potência, um aquecedor com maior potência, durante um período menor de tempo irá consumir mais, equilibrando a conta. Quanto maior potencia melhor será o benefício, mas para perfeito funcionamento a rede elétrica deve ser corretamente instalada e preparada.

Em uma banheira SPA o volume de água pode variar muito. A necessidade e o prazo de aquecimento também variam de acordo com a região e o clima onde a banheira será instalada. Devido a esses fatores os exemplos a seguir deverão ser considerados como aproximados. - Um aquecedor elétrico de 8 kw por exemplo, em média vai consumir R$ 5,00 por hora.

Em uma banheira SPA pequena, de 750 litros com 3 lugares, um aquecedor de 8 kw, eleva a temperatura em até 10º por hora. Já em uma banheira spa média de 1200 litros, com capacidade para 5 usuários, o mesmo aquecedor vai levar de 1 hora e meia à 2 horas para elevar a temperatura de 20ºC para aproximadamente 30ºC.

Em regiões mais frias durante a noite no inverno, as maiores SPAS com 1800 litros podem levar até mais de 3 horas para elevar a temperatura de 16º C para 36º C. O Aquecimento Elétrico vai trazer vários benefícios para sua banheira SPA.

Menu